Sempre gostei muito de assistir a filmes no cinema e, no final de agosto, aproveitei uma noite de domingo para ver Mistura, longa que estreou recentemente nos cinemas do Peru.
A história se passa na década de 60 e acompanha uma mulher de origem franco-peruana, pertencente a uma classe social abastada, que, de repente, se vê sem condições financeiras para manter o padrão de vida que levava. Como pano de fundo, aparecem o tabu do divórcio e a sociedade conservadora da época.
É então que ela tem a ideia de transformar parte da casa em um bistrô, onde tenta reproduzir as receitas elegantes às quais estava acostumada graças ao pai francês. Mas não dá certo.
E é aí que entra a graça do filme: um verdadeiro passeio gastronômico pelas delícias da culinária peruana, hoje conhecidas no mundo inteiro. A personagem começa a ouvir o motorista, o cozinheiro, visita mercados populares e, pouco a pouco, vai introduzindo pratos como lomo saltado, tiradito e causa no cardápio do bistrô.
Esses pratos, além de serem clássicos da gastronomia peruana, rendem belas cenas no filme e, garanto, despertam aquela vontade de experimentar tudo isso ao vivo — e de conhecer Lima, que aparece lindíssima e fotogênica ao longo da trama.
Se você também ficou com vontade de provar um tiradito ou um lomo saltado, me acompanhe no Instagram onde compartilho dicas autorais de Lima, restaurantes e experiências de viagem no Peru.